History of Portugal

Contains adsIn-app purchases
100+
Downloads
Content rating
Everyone
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image

About this app

(Português)

A história de Portugal como nação europeia remonta à Baixa Idade Média, quando o condado Portucalense se tornou autónomo do reino de Leão. Contudo a história da presença humana no território correspondente a Portugal começou muito antes. A pré-história regista os primeiros hominídeos há cerca de 500 mil anos. O território foi visitado por diversos povos: fenícios que fundaram feitorias, mais tarde substituídos por cartagineses. Povos celtas estabeleceram-se e misturaram-se com os nativos. No século III a.C. era habitado por vários povos, quando se deu a invasão romana da Península Ibérica. A romanização deixou marcas duradouras na língua, na lei e na religião. Com o declínio do Império Romano, foi ocupado por povos germânicos e depois por muçulmanos (mouros e alguns árabes), enquanto que os cristãos se recolhiam a norte, nas Astúrias.

Em 1139, durante a Reconquista cristã, foi fundado o Reino de Portugal a partir do condado Portucalense, nascido entre os rios Minho e Douro. A estabilização das suas fronteiras em 1297 tornou Portugal o país europeu com as fronteiras mais antigas. Como pioneiro da exploração marítima na Era dos Descobrimentos, o reino de Portugal expandiu os seus territórios entre os séculos XV e XVI, estabelecendo o primeiro império global da história, com possessões em África, na América do Sul, na Ásia e na Oceania.

Em 1580, uma crise de sucessão resultou na União Ibérica com Espanha. Sem autonomia para defender as suas posses ultramarinas face à ofensiva holandesa, o reino perdeu muita da sua riqueza e estatuto. Em 1640, foi restaurada a independência sob a nova dinastia de Bragança.

O sismo de 1755 em Lisboa, destruiu boa parte da cidade. A sua reconstrução levou vários anos e a nova arquitectura pode ser vista no Terreiro do Paço.

As invasões espanhola e francesas, resultaram na instabilidade política e económica. Em 1820 uma revolta fez aprovar a primeira constituição portuguesa, iniciando a monarquia constitucional que enfrentou a perda da maior colónia, o Brasil. No fim do século, a perda de estatuto de Portugal na chamada partilha de África.

Uma revolução em 1910 depôs a monarquia, mas a primeira república portuguesa não conseguiu liquidar os problemas de um país imerso em conflito social, corrupção e confrontos com a Igreja. Um golpe de estado em 1926 deu lugar a uma ditadura. A partir de 1961, esta travou uma guerra colonial que se prolongou até 1974, quando uma revolta militar derrubou o governo. No ano seguinte, Portugal declarou a independência de todas as suas posses em África. Após um conturbado período revolucionário, entrou no caminho da democracia pluralista. A constituição de 1976 define Portugal como uma república semipresidencialista.

A partir de 1986, reforçou a modernização e a inserção no espaço europeu com a adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE).

(English)

The history of Portugal can be traced from circa 400,000 years ago, when the region of present-day Portugal was inhabited by Homo heidelbergensis.

The Roman conquest of the Iberian Peninsula, which lasted almost two centuries, led to the establishment of the provinces of Lusitania in the south and Gallaecia in the north of what is now Portugal. Following the fall of Rome, Germanic tribes controlled the territory between the 5th and 8th centuries, including the Kingdom of the Suebi centred in Braga and the Visigothic Kingdom in the south.

The 711–716 invasion by the Islamic Umayyad Caliphate conquered the Visigoth Kingdom and founded the Islamic State of Al-Andalus, gradually advancing through Iberia. In 1095, Portugal broke away from the Kingdom of Galicia. Afonso Henriques, son of the count Henry of Burgundy, proclaimed himself king of Portugal in 1139. The Algarve (the southernmost province of Portugal) was conquered from the Moors in 1249, and in 1255 Lisbon became the capital. Portugal's land boundaries have remained almost unchanged since then.
Updated on
Oct 29, 2023

Data safety

Safety starts with understanding how developers collect and share your data. Data privacy and security practices may vary based on your use, region, and age. The developer provided this information and may update it over time.
No data shared with third parties
Learn more about how developers declare sharing
No data collected
Learn more about how developers declare collection
Data is encrypted in transit
You can request that data be deleted